quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

`Guardian` acusa universidade de racismo na seleção de alunos



THE GUARDIAN - TERRA EDUCAÇÃO - 26/02/2013 - SÃO PAULO, SP
A Universidade de Oxford foi acusada de ter `preferência` por alunos brancos em detrimento de negros ou de outras minorias étnicas, afirmou nesta terça-feira o jornal britânico The Guardian em sua página na internet.
Segundo dados apresentados pelo jornal, os candidatos brancos que desejam estudar na renomada universidade britânica têm o dobro de chances de serem aprovados no concorrido processo seletivo realizado pela instituição do que aqueles que pertencem a minorias.
Entre 2010 e 2011, 25,7% dos estudantes brancos que solicitaram uma vaga em Oxford conseguiram entrar na universidade. Enquanto isso, 17,2% dos alunos de alguma minoria étnica, na mesma situação, foram aprovados.
O deputado trabalhista David Lammy, que já havia denunciado essa situação anos atrás, disse ao The Guardian que os números sugerem uma `preferência institucional` por alunos brancos.
As `Oxbridge` (termo que se refere às universidades de Oxford e Cambridge no Reino Unido) entraram em contato com o jornal e negaram que as diferenças nas porcentagens sejam evidência de discriminação.
O periódico, que também tentou, sem sucesso, conseguir os dados da Universidade de Cambridge, afirmou que os estudantes brancos que querem cursar medicina em Oxford têm mais do que o dobro de chances de conseguir, se comparados com as minorias étnicas.
Ainda segundo o jornal, enquanto 43% dos alunos brancos com excelentes notas entraram em medicina, essa porcentagem foi de apenas 22,1% no caso daqueles que são de minorias étnicas.
O mesmo acontece na área de economia e administração de empresas, na qual foram selecionados 19,1% dos candidatos brancos e 9,3% das minorias.
Na área de direito, no entanto, não há diferenças entre a porcentagem de estudantes brancos e de minorias étnicas que conseguiram as vagas.
Em 2009, Lammy tornou público, entre outros casos, o fato de que apenas um estudante britânico de origens afrocaribenhas foi admitido nesse ano. `A Universidade tentou se justificar e afirmou que essas diferenças acontecem porque o número de candidatos de minorias étnicas é maior do que o número de alunos brancos que pleiteiam uma vaga em Oxford`, disse Lammy.
A Universidade de Oxford garantiu ao `Guardian` que o seu compromisso é selecionar os `melhores estudantes, independentemente da etnia ou de qualquer outro fator`.




Nenhum comentário:

Postar um comentário