domingo, 7 de agosto de 2011

A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO DOS RESULTADOS PARA A RETROALIMENTAÇÃO DE AÇÕES INOVADORAS E SUSTENTÁVEIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR[1]

Em 09 de março deste ano fui presenteada com a nomeação para lecionar na Universidade Federal da Paraíba – UFPB, no campus IV (Mamanguape/Rio Tinto).  Foi de fato um excelente presente no dia do meu aniversário!

Antes mesmo de chegar à instituição fui, juntamente com outra colega docente também nomeada, devidamente orientada acerca das normas, políticas e, sobretudo, informada acerca das expectativas que havia sobre a chegada das professoras da área específica de Secretariado Executivo Bilíngue.

As demandas iniciais, para mim, foram reais desafios para o desenvolvimento do fazer docente. Inicialmente seriam duas, mas passaram a ser três disciplinas (além da disciplina de Chefia e Liderança e Organização de Eventos, assumi a disciplina de Ética Profissional haja vista licença de professor de Filosofia para o doutorado, bem como ausência de outro docente desta área específica para assumir a referida disciplina).

Considerando que o papel da universidade converge para o ensino, pesquisa e extensão, as três disciplinas podem parecer poucas, mas são significativos desafios se considerada a necessidade de contextualizar o seu ensino à realidade do perfil dos discentes e do local do Vale do Mamanguape (com expressiva demanda pelo desenvolvimento sustentável).

Na disciplina de Ética Profissional, buscou-se pôr em prática ações de inovação docente enquanto ação didático-pedagógica. Mediante tais ações, os alunos lograram como resultado a construção de seminários lúdicos interagindo temas acerca da ética profissional com outros temas ligados ao comportamento, desenvolvimento local sustentável, política e economia. Os discentes realizaram momentos mágicos de discussão, animação, interação e arte. Simplesmente mágico!

Concomitantemente, logramos a ação de estímulo à inovação e à criatividade junto as alunas da turma (e concluintes) da disciplina de Chefia e Liderança, cujas equipes chegaram ao final do semestre letivo com projetos de pesquisa e artigos (prontos para publicação) discutindo as relações da liderança e da atuação do Secretário(a).

Outra experiência desafiadora foi à ação junto a pesquisa. No passado, fui professora horista e somente atuava em sala de aula. Ter a minha primeira participação como examinadora de banca em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pode parecer para alguns colegas docentes mais experientes uma banalidade. Para mim, a ação foi de tamanha responsabilidade e, mais uma vez, oportunidade sobre o ser e fazer docente. É incrível como um professor aprende ao ser examinador de trabalhos de tal ordem. As pesquisas, em sua maioria de excelente qualidade, apontaram para um próspero caminho para a construção da pesquisa científica por parte de alunos que no passado mal eram considerados como técnicos (refiro-me a área de secretariado de forma específica). Cabe também parabenizar o esforço, dedicação e trabalhos dos professores-orientadores destes pioneiros trabalhos.

Além da sala de aula e da pesquisa, fui agraciada com um convite para integrar como orientada o projeto de extensão de Gestão da Satisfação do Cliente, que visa melhorar a qualidade de atendimento dos comerciantes do vale do Mamanguape – PB. Minha missão neste projeto está direcionada para: articular ações de comunicação e divulgação do projeto; realizar curso de capacitação para os alunos (alunos voluntários e bolsistas do curso proponente do projeto, qual seja, Secretariado Executivo) do referido projeto com o objetivo de formá-los para serem facilitadores em ações de multiplicação do conhecimento; orientação e execução de um dos módulos do projeto, além da construção juntamente com os discentes e docentes de registro científico (apresentação e artigo) da ação e dos seus resultados. Este é um processo que está em construção.

Fechamos o semestre com a realização da I Semana Acadêmica de Secretariado Executivo – I SEMASEC PB (http://www.wix.com/semasecpb/ufpb). O evento, cuja coordenação foi de responsabilidade disciplina de Organização de Eventos (lecionada por mim), foi realizado de forma interdisciplinar com outras três disciplinas do curso: Pesquisa Aplicada a Secretariado, Técnicas Secretariais II e Cerimonial, Protocolo e Etiqueta. O desafio da realização do evento (minha estréia na área de eventos) permitiu pronto exercício da ação de orientar equipes multidisciplinares em sala de aula e co-liderar equipes de alunos das demais disciplinas envolvidas no projeto.

O resultado foi à superação dos desafios de infra-estrutura, logística e comunicação, além da presença de quase 200 alunos (o curso todo tem em média 230 discentes), várias autoridades ligadas ao curso presentes, a presença de palestrantes que trouxeram temas que marcaram o evento, a apresentação de vários projetos de pesquisa e a realização pioneira e inovadora do encontro-palestra enquanto nova tipologia de evento, idealizada em nossa atuação na disciplina de Organização de Eventos.

Novos desafios nos esperam neste novo semestre que se inicia na segunda passagem do ano de 2011. Além da nova disciplina em nosso repertório de atuação docente na UFPB (Relações Públicas), teremos juntamente com duas colegas o desafio de fazer acontecer o Laboratório Experimental, onde estarei atuando como coordenadora de projetos.

 Espero em breve apontar outros indicadores deste novo ciclo de processo de construção da educação superior na área secretarial, uma vez que defendo veementemente a importância do registro dos resultados em prol de uma Educação para a Sustentabilidade. Minha fonte de inspiração: o projeto Células Empreendedoras (http://www.celulasempreendedoras.com.br/ )que abraçou os estudos investigativos que realizei no mestrado sobre Inovação Docente.

Assim, este registro faz-se importante tanto para registrar os pontos positivos (que são construídos a partir do processo de ensino-aprendizagem de teorias, mas também em momentos de falhas e necessidades de melhoria), mas, sobretudo a fim de estimular os discentes, maiores protagonistas nas ações, à tomada de consciência de que eles são sim construtores de projetos concretos de autonomia e melhoria na educação superior do curso de Secretariado, em região de considerável necessidade de desenvolvimento sustentável, mediante ações referendadas pela academia e próprias de práticas demandas pelo mercado.


[1] Maria Luzitana Conceição dos Santos é docente do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Faculdade de Ciências da Administração e colaborada no projeto de Rede de Inovação Docente, na Universidade de Pernambuco. Contato: luzsantos@ccae.ufpb.br | @luzdosolpe |Blog: http://luz-santos.blogspot.com.

2 comentários:

  1. Prezados(as),

    O lema é inovar e compartilhar!!!!
    Abraços,
    Luz

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  2. Luz,
    Um prazer ler seu texto e ver que você está contente com seu trabalho aqui e se sente desafiada a realizar novas tarefas. Seja bem vinda a UFPB. Seu trabalho e dedicação, em tão pouco tempo, é um exemplo de compromisso.
    Prof. Erivaldo P. do Nascimento
    coordenador de Secretariado

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