segunda-feira, 25 de abril de 2011

Alunos de Secretariado publicam trabalhos em Livro e Revista Científica

ALUNOS E PROFESSOR DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA UFPB PUBLICAM TRABALHOS EM LIVRO E REVISTAS CIENTÍFICAS

Três trabalhos científicos envolvendo alunos e um professor do curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UFPB foram publicados em periódicos de circulação nacional e em um livro da área de Linguística.
Os alunos Geziel de Brito Lima (8º período) e Silvana Lino Batista (9º período) em coautoria com o professor Erivaldo Pereira do Nascimento publicaram um artigo científico intitulado “O Gênero Textual/Discursivo Relatório e sua estrutura semântico-argumentativa: operadores e modalizadores discursivos”, na Revista Prolíngua, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB. A revista é de circulação nacional, tem conceito Qualis B4 (o que atesta a qualidade do trabalho publicado), e está disponível online através do site http://www.revistaprolingua.com.br, onde o trabalho pode ser consultado.
A aluna Silvana Lino, também em coautoria com o professor Erivaldo Nascimento, publicou um capítulo no livro “Novos desafios da língua: pesquisas em língua falada e escrita”, a respeito da argumentatividade no gênero textual carta oficial. O livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas e reúne trabalhos de diferentes linguistas de todo o Brasil que participaram da XXII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos, ocorrida em Maceió.
O professor Erivaldo Nascimento ainda publicou um trabalho na Revista de Gestão e Secretariado, intitulado “Gêneros do universo oficial/empresarial: para além dos manuais de redação”. Essa revista pode ser acessada no site http://www.revistagestaoesecretariado.org.br.
Os trabalhos publicados pelo professor Erivaldo e pelos alunos Geziel e Silvana resultam de investigações realizadas no âmbito do curso, através do projeto “Estudos Semântico-Argumentativos dos Gêneros do Discurso: redação escolar e gêneros formulaicos (ESAGD)”, financiado com recursos do CNPq.
Segundo o professor Erivaldo, essas publicações são o resultado das primeiras investigações realizadas pelo projeto, que visa descrever textos do universo empresarial e oficial, no que diz respeito a suas características argumentativas.
“É um prazer para nós vermos nosso trabalho ser reconhecido e publicado nacionalmente. Acho que o curso de Secretariado da UFPB deve se orgulhar de ver alunos publicando e sendo reconhecidos como pesquisadores”, afirmou o professor Erivaldo, coordenador do projeto ESAGD.
O professor Erivaldo ainda disse que nos últimos três anos foram publicados trabalhos ligados ao projeto em anais de diversos eventos nacionais e internacionais, tanto na área de Secretariado, como na área de Linguística.
A aluna Silvana Lino comentou sobre a importância de participar de um projeto de pesquisa na graduação: “Participar do projeto de pesquisa durante esse período me deu a certeza que fiz a escolha certa. A oportunidade que tive proporcionou uma maior visibilidade do nosso curso”, afirmou.
A aluna mencionou, ainda, as apresentações em eventos científicos locais, nacionais e internacionais, bem como o apoio financeiro da UFPB e do CNPq, com bolsa de iniciação científica: “A bolsa foi de grande ajuda para que eu pudesse me dedicar exclusivamente aos estudos e pudesse elaborar artigos científicos, durante parte da minha graduação, para publicar em congressos estaduais e até internacionais bem como em revistas científicas”, concluiu.
É importante assinalar que a pesquisa científica na área de Secretariado ainda é uma prática muito recente, no Brasil, e a área está começando a se organizar agora para sistematizar investigações e procedimentos de análises.
Nesse sentido, a UFPB se torna uma instituição com visão empreendedora pois, com apenas 4 anos e meio de criação do curso de Bacharelado em Secretariado Executivo e com a primeira turma ainda para ser formada no atual semestre letivo, já consegue publicar trabalhos em periódicos nacionais e em eventos de cunho nacional e internacional.

Fonte: http://www.ccae.ufpb.br/noticias/not_secret_190411.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário