terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ex-presidente Lula receberá título da UFPB

O ‘Honoris Causa’ será concedido pela contribuição no processo de expansão e modernização das atividades da Universidade



O título de “Doutor Honoris Causa” é a maior distinção que uma universidade pode atribuir a alguém. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por maioria dos seus membros do Conselho Universitário (Consuni), decidiu homenagear o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva com a outorga do título pela contribuição no processo de expansão e modernização de grande porte das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFPB e outras Instituições Federais de Ensino Superior. Esse processo foi iniciado em 2005 com o Programa de Interiorização do Ensino Superior e complementado e aperfeiçoado, a partir de 2007, com o Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades (REUNI).
A concessão do título foi proposta ao Consuni pelo próprio reitor, professor do Departamento de Economia Rômulo Soares Polari, que presidirá a solenidade de entrega, ao lado da vice-reitora, professora Yara Matos. O relator do processo do título de Doutor Honoris Causa a Lula foi o conselheiro Eduardo Rabenhrost.
Segundo o reitor, em documento enviado ao chefe do Departamento de Economia professor Ivan Targino, a homenagem se justifica pelos relevantes serviços prestados pelo presidente Lula no período de 2003 a 2010 como gestor público e que foram fundamentais às realizações significativas do governo que presidiu, especialmente para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, para o novo papel do Estado no mundo econômico, para o Sistema Nacional das Instituições de Ensino Superior e para o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.
 A UFPB está mais do que duplicando a sua dimensão acadêmica de 2005 para 2011. É o seu maior processo de expansão e reestruturação, desde a sua criação, em 1955. No ensino de graduação, o número de cursos aumentou de 50 para 104, as vagas para novos integrantes passaram de 3.700 para 8.100 e o número de alunos matriculados de 18.759 para 29.629.A solenidade de entrega do título ainda não foi marcada e vai depender da agenda do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.
 No ensino de pós-graduação, o número de cursos de mestrado aumentou de 32 para 50 e o de cursos de doutorado de 12 para 28. O número de alunos de mestrado aumentou de 1.414 para 2.993 e o de alunos de doutorado de 470 para 1.290.
  
A melhoria acadêmica da UFPB é incontestável. Nas avaliações do ensino superior, o MEC utiliza o IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição), que vai de 1 a 5. No Nordeste, somente as UFPB, UFCG, UFPE, UFCE, UFPB e UFRN têm IGC igual a 4.


O homenageado
Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945 na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco. Casado com Marisa Letícia, desde 1974, tem cinco filhos. Lula, por sua vez, é o sétimo dos oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello. Em dezembro de 1952, a família de Lula migrou para o litoral paulista, viajando 13 dias num caminhão "pau de arara". Foi morar em Vicente de Carvalho, bairro pobre do Guarujá. Foi alfabetizado no Grupo Escolar Marcílio Dias. Em 1956, a família mudou-se para São Paulo, passando a morar num único cômodo, nos fundos de um bar, no bairro de Ipiranga. Aos 12 anos de idade, Lula conseguiu seu primeiro emprego numa tinturaria. Também foi engraxate e office-boy. Com 14 anos, começou a trabalhar nos Armazéns Gerais Columbia, onde teve a Carteira de Trabalho assinada pela primeira vez. Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembléia Constituinte.  Foi presidente da república por duas vezes.
Desde 1992, Lula atua como conselheiro do Instituto Cidadania, organização não-governamental criada após a experiência do Governo Paralelo, voltado para estudos, pesquisas, debates, publicações e principalmente formulação de propostas de políticas públicas nacionais, bem como de campanhas de mobilização da sociedade civil rumo à conquista dos direitos de cidadania para todos.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo



Um comentário:

  1. Há poucos dias o ex-presidente recebeu a mesma comenda em Pernambuco, meu estado. Agora, receberá na Paraíba, minha segunda casa.
    Uma justa homenagem!

    ResponderExcluir