sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Iniciação Científica para carreira acadêmica
A Iniciação Científica é uma oportunidade que o estudante tem de entrar em contato com a área científica já desde a graduação. Além disso, a participação em projetos conta pontos para quem quer seguir a pós-graduação stricto sensu. ''Na Iniciação Científica, o aluno acompanha um professor que desenvolve um trabalho de pesquisa ou um estudante de mestrado ou doutorado em suas pesquisas'', conta a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL em exercício, Carmen Neves. No momento, a universidade possui 1.200 alunos de Iniciação Científica.

Para participar, o aluno também pode ter acesso a bolsas do CNPq, e ainda da Fundação Araucária ou da própria UEL. ''Para o aluno que tem interesse, é importante que ele procure um professor orientador para se inscrever para as bolsas'', a pró-reitora avisa. Cada professor
que possui um projeto recebe uma cota de bolsas, e é com eles que os alunos devem pleitear sua bolsa. Portanto, para escolher o projeto, o estudante deve levar em conta a disciplina e a linha de pesquisa que o professor segue. Ao final do projeto, o aluno deve apresentar trabalho oral e escrito a representantes do CNPq em evento que acontece todo ano na UEL, integrando as universidades estaduais.(M.F.C.)


Fonte: Folha de Londrina, 25/02/2011 - Londrina PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário